sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cuidado com as palavras





O homem prudente prefere ficar calado.
Provérbios 11.12 

    Há um provérbio popular que diz: "Falar sem pensar, é atirar sem apontar". O que seria da humanidade se todos falassem de modo precipitado e irracional? Certamente, muitos inocentes seriam feridos. Não é isto que temos visto no mundo e, às vezes, até em nosso meio?

    Pessoas sábias falam com sabedoria; são prudentes, sabem a hora de falar e de calar. Pessoas sábias são aquelas que temem a Deus e que purificam o seu coração, para que suas palavras também sejam puras.
    Jesus falou em Mateu 15.18 que o que sai da boca procebe do coração, e isso(se for mau) pode contaminar o homem. Nós, como representantes de Cristo, não podemos fazer mau uso da língua. Devemos usá-la para bendizer, abençoar, curar, consolar, aconselhar, exortar, animar e glorificar. E, quando não soubermos o que dizer, para evitar julgamentos errados, conselhos precipitados, iras, pelejas, desentendimentos, devemos guardar o silêncio, até que sejamos esclarecidos quanto à situação, a pessoa queira nossa opinião, e Deus nos dê palavras de vida eterna.
    Se agirmos em conformidade com o que somos ensinados nas Sagradas Escrituras, seremos um manancial de vida, gerado pelo Espírito Santo, para revigorar os sedentos, animar os abatidos, dar alento aos tristes e uma nova direção aos perdidos. Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário